terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Talismãs e Amuletos da Sorte

Amuletos da sorte e sua origem
Os amuletos da sorte são objetos que são utilizados com a função de proteger a pessoa a quem pertencem de má sorte, perigo ou   doenças. A origem da palavra amuleto surgiu do latim “amuletum”, que significa “um objeto a ser usado para a defesa”, ou do árabe “hamalet”, que significa “aquilo que está suspenso.” Os Amuletos da sorte, na maioria das vezes, têm pedras preciosas, moedas, pingentes, anéis e símbolos místicos ou religiosos, e quase todas as culturas e as religiões têm alguma forma de amuleto específico na sua história e tradições. Muitos dos amuletos da sorte são usados junto ao corpo, as pedras, cristais e o seu poder de cura são considerados amuletos da sorte e podem ser usados isoladamente ou juntamente com outros símbolos de poder.                                                 

Origem dos amuletos da SORTE
O naturalista romano e filósofo, Plínio o Velho, foi a primeira pessoa a registrar a existência de amuletos de sorte. Em sua obra “História Natural”, que remonta ao ano 79 dC, Plínio, menciona três categorias de amuletos: objetos que se acredita que oferecem proteção contra a negatividade e a má sorte, existem também os objetos que contém substâncias profiláticas e objetos para serem usados como remédio.

OBJETOS RELIGIOSOS USADOS COMO AMULETO DA SORTE

   
Muitos amuletos da sorte representam a divindade de uma determinada religião. No Egipto antigo, muitas pessoas usavam os amuletos inscritos com o olho de Horus (uma representação estilizada do Deus Sol, o olho). Hoje, esta tradição continua, alguns budistas usam pequenas figuras de Buda em torno de seus pescoços, os cristãos usam cruzes, os Bolivianos muitas vezes usam   amuletos padrão de Ekeko, o Deus da abundância.
Símbolos comuns usados nos amuletos de sorte
   

Os olhos são símbolos comuns usados em amuletos sorte, frequentemente encontrados em túmulos antigos ou paredes. Símbolos fálicos são também muito comuns em amuletos, representando o poder e regeneração, o Ankh, o símbolo Egípcio da vida, representa a união de machos e fêmeas através do seu figurando do pessoal e do laço. Amuletos de sorte e proteção, inscritos com os nomes dos deuses ou os números mágicos também têm sido utilizados desde a antiguidade, e esses símbolos eram muito populares como recentemente, no início do século XIX.
Outros amuletos da sorte e proteção
   
Os textos sagrados, eram e são muitas vezes vistos como tendo propriedades energéticas de proteção, são por muitos, usados como amuletos de sorte e proteção, por exemplo, os livros sagrados são muitas vezes colocados debaixo da cama de uma pessoa doente. Objetos tão diversos como perfumes ou símbolos de animais e até os próprios animais podem servir de amuletos de proteção. Também o alho, é tido por muitos como uma forma de proteção contra os vampiros, espíritos e outras energias negativas, é um tipo de amuleto natural muito usado.
Amuletos e a Igreja
   
Como a religião cristã se desdobrou no primeiro e segundo séculos, os líderes da igreja primitiva, desencorajaram o uso de amuletos, vendo-os como objetos supersticiosos, como objetos pagãos. Porque muitos dos primeiros convertidos ainda se mostraram o desejo de realizar e usar objetos talismã e amuletos da sorte da religião, a Igreja fez um grande esforço para divulgar novos objetos sagrados (imagens de Jesus, a Virgem Maria e os Santos). Os amuletos da sorte foram considerados então um objeto proibido.                                                                         
As pedras semipreciosas e os amuletos da sorte
As pedras semipreciosas são conhecidas à centenas de anos pelos seus poderes de cura e proteção, e são utilizadas muitas vezes juntamente com outros símbolos e objetos como um complemento. As pedras/cristais têm energias próprias que ativam determinados centros energéticos, ajudando a desbloquear as áreas de vida, saúde, profissão etc. Também as pedras estão relacionadas com os signos, amplificando a energia da pessoa relacionada com o seu signo solar.
Alguns dos amuletos da sorte e proteção usados hoje em dia
Amuletos da sorte
Tipo de proteção do tipo de amuleto da sorte                                                         






Figa
A figa é um amuleto desde a Roma antiga – mas, naquela época, era usada em cultos à fertilidade e ao erotismo. O dedo polegar seria o órgão masculino, penetrando o feminino. Tal imagem, no imaginário popular, afastaria a infertilidade. Hoje, a crença é de que a figa protege contra mau-olhado, feitiços e influências negativas e garante sorte ao seu portador. Ela pode ser usada em colares, pulseiras ou presas a chaveiros. Pode ser feita em madeira, ouro, outros metais e até em arruda, planta também conhecida por afastar a má sorte. Se você perder um figa, não a procure: ela foi embora com toda a carga negativa que teria recaído sobre você.
Olho de Boi
Afasta o “olho gordo”. O Olho de Boi é usado nas casas junto com o sal grosso para afastar as energias negativas.
Ideal para ser colocado na bolsa ou na carteira para atrair sorte e dinheiro
 Pé de coelho
Sorte e felicidade
Ferradura
Sorte e felicidade. Colocar uma ferradura perto da porta garante a energia positiva do ambiente.
Patuá
Atrai sorte e proteção. Pode ter vários pingentes como chave, coração, lua estrela, crucifixo, etc.
Olho de Hórus
Proteção, Ampliação da Visão, Restauração e Força.
Cordão de aço e “Olho grego”
Oferecem proteção. Atraem as energias negativas e se rompem para que o mal não afete a pessoa.
Pentagrama
Poder e proteção. Representa os cinco elementos naturais da terra, ar, fogo, água e éter.


Estrela de Davi

Conjuração de espíritos, sabedoria, purificação e reforço dos poderes psíquicos
Ankh ou Cruz Ansada dos Egípcios
Amuleto da sorte que dá vida, Fertilidade, Iniciação, Poder criativo, Reencarnação e Restauração.
Espanta espíritos ou senhor dos ventos
Símbolo do poder da cura energética. Costuma-se dizer que a força vital passa pelos tubos, espalhando as boas energias para o ambiente, acalmando o espírito das pessoas.
Jade (pedras/cristais e poderes de cura)
Pedra da imortalidade acredita-se que a Jade trás tranquilidade, a cor esverdeada purifica as emoções. É utilizado contra envenenamentos produzidos por animais, e para vários tipos de infecções, para problemas dos olhos e do estômago, ciático e epilepsia. Também já foi utilizado para combater a solidão e a ruína.

Mão de Fátima
A mão de Fátima protege contra as enfermidades e atrai a boa sorte. É um amuleto marroquino, de origem islâmica, representado por uma mão com os dedos estendidos. Cada um dos dedos representa uma virtude (fé, caridade, jejum, oração e peregrinação).




Sal grosso
Acredita-se que o sal traz força, proteção e purificação. É colocado em saquinhos de pano próximo à porta para absorver as energias negativas e renovar a energia do ambiente.


 
Elefante indiano
Trás proteção para a casa. São usados na decoração da casa, de costas para a porta.
Fitinhas religiosas
As fitas religiosas atraem sorte e proteção. É costume usar no pulso e dar nós, ao se fazer os pedidos.
Olho Grego, Olho Turco ou místico
Amuleto de sorte e que ajuda a espantar o mau-olhado
Águia
Pode ser feita em qualquer material da natureza, aumenta a coragem física e protege a visão.

Escaravelho
Símbolo de sabedoria, energia, boa saúde e longevidade.
Aranha
Bons materiais para seu fabrico são os metais e as pedras, nenhum invejoso pode prejudicar quem a usa, ainda aumenta a fé e a esperança em momentos difíceis.
Abelha
Poder de estimular, em quem o usa em forma de pingente ou broche, capacidade de trabalho, eloquência e obediência. Para que o filho se torne bom aluno deve-se pendurar em seu pescoço um pingente.
Cão
Tem o poder de atrair a fidelidade e a sinceridade
Tetragrammaton
A palavra tetragramatón procede do grego tettares (quatro) e gramma (letra), e faz referência especial às quatro letras que, em hebraico, expressam o conceito de Deus. Essas quatro letras – Y H V H (yod, he, vav, he) –, escritas em caracteres hebraicos (da direita para a esquerda), são consideradas a representação da divina Vontade, a Criação, o Intelecto e a Ação.
Cruz de Caravaca
Ante tal prodígio, o rei mouro se converteu ao cristianismo, e a imagem dessa cruz patriarcal foi motivo de fervor popular e de veneração, e se transformou em um talismã de grande poder. Como amuleto, sua principal virtude é a proteção, já que sintoniza com a Providência divina.

Maneki Neko
Gatinhos com a pata levantada, de cultura japonesa, são usados para atrair boa sorte e fortuna.




 
Cocô de ouro é amuleto da sorte no Japão
Japonês às vezes é meio estranho, tem umas manias e crenças diferenciadas e este é um bom exemplo dissoEm japonês, a palavra “un” significa sorte. A palavra “kounn” significa sortudo. Já cocô em japonês pode ser dito como “unko”… Japonês que é japonês é bom e matemática e lógica, logo: un + koun = unko que, logicamente, mostra como o cocô é uma coisa que dá muita sorte. É comum o “amuleto” de um “kin no unko” (cocô de ouro, literalmente) para dar sorte.
Muiraquitã
De origem amazônica, simboliza fertilidade e felicidade no casamento. Diz a lenda que esse amuleto era produzido pelas icamiabas - as índias guerreiras - e dado aos homens que visitavam suas terras. Após um ritual de canto e dança, elas mergulhavam no rio e retiravam o barro para esculpir o talismã.
Cigarra
Habitantes da região da Provença, no sul da França, acreditam que o canto da cigarra atrai sorte, prosperidade e felicidade. Eles penduram na porta de casa um talismã no formato do inseto, feito de cerâmica, porcelana ou madeira.   





Vaso com sete ervas
Tem o poder de proteger a casa da inveja e evitar conflitos em família. Para isso, deve ser colocada perto da porta de entrada. Também existe a crença de que a planta atrai a prosperidade.
Tenha um vaso com sete ervas - Arruda, Guiné, comigo ninguém pode, espada de São Jorge, pimenteira, alecrim e o manjericão.                                                            Arruda - Protege, traz prosperidade e alegria                                  Guiné - Para atrair sorte e felicidade afastando a negatividade.                                                  Comigo Ninguém Pode - Afasta o mau-olhado e as energias negativas do ambiente.
Espada de São Jorge - Tem o poder de proteger a casa da inveja e evitar conflitos em família. Para isso, deve ser colocada perto da porta de entrada. Também existe a crença de que a planta atrai a prosperidade.
Pimenteira - Atrai energias positivas para o amor, também promete espantar tudo que é coisa ruim que possa acontecer com você em uma sexta-feira 13.
Alecrim - Eleva o animo afastando a negatividade, inveja, brigas e fofocas                                                                            Manjericão  - Afasta s pensamentos negativos com esse vaso de sete ervas você irá  afastar a inveja de sua vida e fortalecer as energias positivas para seu corpo e ambiente.

Sol
É um dos símbolos universais de prosperidade, sorte e proteção. Em muitas culturas, o sol simbolizava a vida, as divindades e o ouro. Ter um sol sempre à vista representa ter luz no ambiente.
Peixe
Para os orientais é um símbolo de riqueza e abundância. Podem também significar fertilidade.

Lua crescente
É uma figura que traz proteção e amor. Pode ser usados em quadros, tecidos ou como pingentes.

Tridente
Auxiliar você a desvendar os mistérios que cercam seu destino e a esclarecer todas suas dúvidas. Ritual: Numa noite de Lua Nova, embrulhe o tridente com um pano preto e guarde na sua gaveta. Só desfaça o pacote na próxima noite de Lua Cheia. Depois, segure o seu talismã nas mãos e PERGUNTE EM VOZ ALTA O QUE DESEJA SABER. Logo, terá a resposta por meio de uma pessoa ou sinal. O tridente deve ser guardado novamente na gaveta pelo tempo que achar necessário (geralmente até que obtenha uma resposta). O pano deve ser jogado fora.
Pombo
Eterno símbolo da paz. Ter dentro de casa uma estatueta com este pássaro é trazer para família tranquilidade. Para muitos, é um símbolo de espiritualidade.



Moedas da sorte
Representam riqueza e bens materiais. Atraem bons negócios e prosperidade. É muito comum ter em casas orientais três moedas chinesas presas no meio por um cordão vermelho.                                                                                                    

Teorias de forte aceitação mundial afirmam, no entanto, que a moeda de um centavo continua no mercado sob ordens do Diabo. Pois a moeda de um centavo além de trazer má sorte é o cúmulo do pecado capital da avareza.
Buda
A imagem de Buda é símbolo de amor, paz e felicidade. Entre as várias imagens de Buda, existe uma que é conhecida como Buda da riqueza, aquele que está sempre sorrindo. Este Buda deve ser colocado num pires com moedas ou arroz. Irá atrair sorte, fortuna e alegria.


Olho de cabra
São sementes de uma árvore, usadas para afastar inveja e atrair sorte.
Borboletas
Bom para libertar energias estagnadas.
Drusa
As Drusas de Ametista captam e emana a energia espiritual de modo amplo em todo o ambiente. Estas energias espirituais nos auxiliam na cura, meditação e no atingi mento de estados de consciência mais elevados.
Mago

Ajuda a ter sonhos proféticos.

Bruxinha
Ajuda a espantar energias ruins e abre o caminho para o amor. Para energizá-las batize-a com seu nome.
Chave
Abrir caminhos.
Leão

Para proteção.
Sino
Sucesso comunicação.
Imagem de casal
Bom para união e casamento colocar no quarto.
Coruja
Sabedoria.
Espada
Proteção.

As pessoas costumam usar os amuletos da sorte das mais diversas formas: como joia, na decoração da casa, na mala ou presos em   um alfinete junto ao corpo. Basta usar a criatividade e ver qual o mais adequado para o que você pretende conseguir. Tudo pode ser usado como amuletos da sorte: uma pedra preciosa, um patuá, uma planta, etc.

0 comentários:

Postar um comentário

Marcos & Jhonathan. Tecnologia do Blogger.